sábado, 10 de dezembro de 2011

A DEMOCRACIA E O DESVIRTUAMENTO DO PODER QUE EMANA DO POVO

* Cláudio Cassimiro Dias

A Democracia é a expressão da vontade do povo, ou seja, o poder que emana do povo e que deve se orientar e governar para o povo. Esse é um dos mais básicos conceitos para a tão falada DEMOCRACIA.

Ocorre que, o povo elege seus representantes para que legislem em prol do povo que o elegeu. Ou seja, o representante deve seguir e fazer valer a vontade emanada do povo.

No caso do Legislativo, o Vereador, o Deputado e o Senador são eleitos para a representação popular e a feitura de leis a nível Municipal, Estadual e Federal, e que alcancem seus objetivos, quais sejam, leis que possibilitem ao povo um bom e esperado funcionamento da máquina estatal.

O que percebemos na atualidade é um desvirtuamento desse modelo “democrático” onde o eleito além de não representar o povo, ainda legisla na maioria das vezes, em causa própria ou interesses de grupos dominantes.

O representante investido no cargo, função ou atribuição sente-se dono do Poder, e se esquece que representa o povo. Esquece-se que foi colocado, eleito, indicado pelo povo, e eu ele é um representante, e não, o dono da função, cargo ou atribuição.

Precisamos pensar a respeito disso para que nossos anseios e representantes realmente nos representem e se sintam como tal, pois, como está não pode ficar.

Faz- se necessário que os representantes se lembrem que não são os donos do poder, mas, que representam o povo, e isso significa a real Democracia. Qualquer outra forma na qual o representante queira se perpetuar no poder é absurda e acaba por se transformar em Dinastia, Tirania ou Ditadura.

A mudança é salutar. Pensamentos diferentes, novos projetos, novas cabeças e nova maneira de atuação. Pelo menos, temos de tentar e acreditar nas mudanças.

* CLÁUDIO CASSIMIRO DIAS, CABO PM, CRIMINÓLOGO, HISTORIADOR E BACHAREL EM DIREITO. (Gestor do BLOG DO CABO CLÁUDIO DIAS).

4 comentários:

  1. a sociedade precisa saber que político , já se candidata na maioria das vezes por causa própria ...o povo jamais será atendido se ficar esperando a cobrança deve ser feita por todos .

    ResponderExcluir
  2. É companheiros, o senhor e intelectual ministro da justiça, deveria era solicitar vagas em presídios federais, para os seus amigos ex-ministros ou será que ele não pediu porque iria causar uma super lotação no presídios federais ? ou porque ele também estaria no meio deles, hem ?.

    ResponderExcluir
  3. O estado brasileiro é um sistema burocrático corrupto, engendrado apenas para o enriquecimento da classe política e seus apaniguados. DOAMOS 5 meses de trabalho por ano para que se abasteçam os cofres publicos para que os políticos o saueie, bem como, donos de emissoras de TV, investidores que compram titulos da divida publica, empreteiros que superfaturam obras, para compensar o dinheiro que investiram em campanhas políticas, e para que esquemas de corrupção tenham onde sugar !

    Os brasileiros têm que se dar conta de que é preciso enfrentar este estado corrupto! Pagamos uma das maiores cargas tributárias do mundo, os maiores juros do mundo, os maiores preços do mundo, e nada funciona no país, exceto a corrupção e o crime organizado!

    A Justiça, a mídia, as Forças Armadas e as Polícias são estruturas do aparato repressor do estado, e todas essas engrenagens serão, e são usadas para fomento dos interesses do "sistema" do estado corrupto!

    Temos que aprender que sem luta não obteremos nenhuma vitória. Temos que enfrentar este estado corrupto!

    ResponderExcluir
  4. A democracia representativa é uma grande piada! Os políticos não representam o povo, mas a si mesmos e aos seus patrocinadors de campanha! O que fazer então ??? Precisamos lutar por uma reformulação de como funcionam os poderes no Brasil. Todos os poderes estão corrompidos: O Executivo, Legislativo e o Judiciário, SÃO TODOS CORRUPTOS, mas o pior é o Legislativo, sabem por que ? Porque este poder é que faz as regras do jogo, e têm a atribuição de fiscalizar o executivo, dai a prostituição institucionalizada pelo "toma lá dá cá"!

    A SOLUÇÃO ? Temos que EXTINGUIR o Legislativo ! COMO ? Mudando a Constituição, e CRIARMOS um sistema virtual, onde as Leis sejam elaboradas pela sociedade civil organizada, onde qualquer cidadão poderá elaborar um projeto de Lei e O PROPRIO POVO VOTAR nestas proposições, ou seja, não mais votar em pessoas para nos representar, e sim, EM IDÉIAS !

    Se home banking funcionam, mesmo lidando com dinheiro, por que um sistema legislativo eleitoral online não poderia dar certo ? Extinguiríamos as Camaras municipais, as Assembleias legislativas e o Congresso Nacional, pois agora seriamos nós os legisladores, e não haveria mais a figura do lobista em cena!

    Utópica esta idéia ? Realmente !! Esta corja de ladrões não iriam mesmoq uerer uma SUPER DEMOCRACIA não é mesmo ?? Onde o povo elaborasse as regras do jogo, onde eles seriam efetivamente fiscalizados ...

    Mas, no Brasil corrupto, isto só seria possivel através de uma revolução sangrenta, pois este estado corrupto, usaria todo seu aparato para evitar isto: A mídia, a Justiça, as Polícias e as Forças Armadas !

    Um sonho utópico, mas se todos se unissem creio que seria possivel sim !

    ResponderExcluir

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.
- Clique aqui e saiba mais sobre a política de comentários.

O Lado Sombrio dos Games: Jovens Brasileiros Alvejados por Facções Virtuais

🛑 EXCLUSIVO: Como o Crime Organizado Está Recrutando Jovens Através dos Games Online no Brasil 🎮 A nova zona de risco: o universo ...