
Muitas ideias na cabeça, pouco tempo para expressá-las na página de edição do blog. Tem sido assim minha vida. Hoje mesmo, ao participar de uma instrução ministrada pelo Senhor Sargento Félix, Sargento Antônio Marcos, Cb Soares e Sd Martins, me veio à mente escrever uma postagem com o seguinte título: "Policial, trabalhe com segurança". Até comecei a escrever, mas vi que não entendia quase nada sobre tática policial. Não vou escrever sobre um assunto sobre qual não tenho propriedade. Mas não desisti; Resolvi escrever sobre como trabalhar com segurança jurídica na atividade policial, que é um assunto que eu domino mais. Se os doutos instrutores ou alguém interessado estiver lendo esta postagem e quiser me ajudar, podemos também elaborar uma instrução digital orientando o policial a trabalhar com segurança física. Mas tem que ser uma coisa bem feita. Não falo de Português correto, porque nisso eu ajudo e corrijo os erros; falo de conteúdo. O conteúdo tem que ser bom. Se eles ou alguém topar, envie o texto para
ricardotextos@gmail.com.
Há cerca de um ano, quando eu criei o blog, o meu objetivo era difundir meu conhecimento profissional com os companheiros. Por isso, o lema do Universo Policial é "Conhecimento, Cultura e Entretenimento". O conhecimento vem em primeiro lugar.
Entretanto, manter um blog exige tempo e dedicação. No meu caso, dedicação não falta. O que me falta é tempo. Trabalho todo dia, num serviço que exige muita atenção. Um "enter" errado e eu transfiro um colega lá para o Norte de Minas. Eu chego em casa com a mente cansada. Nem todo dia estou inspirado e motivado a escrever. Por exemplo, hoje não estou. Hoje estou aqui pedindo ajuda.
Gostaria que os leitores nos ajudassem a fazer com que o Universo Policial seja realmente o blog do conhecimento. Tem muitos policiais "papas" em determinados assuntos. Um exemplo claro é a equipe que ministrou a instrução da qual eu participei hoje; Eu e quem esteve presente pôde perceber que eles dominam tática e técnica policial como poucos. Nessa área, confesso que deixo a desejar, tanto na teoria quanto na prática. Mas é um assunto que poderia ser mais discutido, ou melhor, abordado aqui no blog.
Em relação à difusão do conhecimento policial, a internet é uma ferramenta que é subutilizada. O que eu vejo de concreto são os cursos do SENASP. Porém, eles tem um limite de vagas. Muita gente fica de fora.
O Universo Policial quer quebrar esse paradigma. Todavia, preciso que você crie uma vontade interior de ajudar os companheiros. Não é fácil escrever. Como disse Fernado Sabino, "escrever é um ato de amor".
Se você tiver esse amor e nos enviar um texto difundindo o conhecimento que você possui, conhecimento que inclusive pode salvar vidas, saiba que será como se você estivesse dando uma instrução para milhares de pessoas. Por exemplo, esta postagem que você está lendo será (ou já foi) enviada para 3.845 e-mails, que foram cadastrados de livre e espontânea vontade no blog. Esse número representa o efetivo aproximado de 07 batalhões da PM. Sem falar dos cerca de 7.000 acessos que o Universo Policial recebe diariamente (14 batalhões).
Tenho que sair. Reflitam sobre o que eu tive tempo para escrever essa noite.
muito bom seu comentario. precisamos treinar mais para a cada dia amenizarmos os nossos erros. e sermos mais seguros em nossas acoes. seu blog contribue muito para exercermos nossas atividades. felicidades
ResponderExcluirCaros amigos do universo policial....Em específico o nosso amigo Ricardo.
ResponderExcluirConcordo com o seu exposto; certamente temos que deixar de ser apenas "papas", vamos ser muito mais, pois nosso trabalho exige muito de nós, temos que dominar prática e teoria, sem contar com nosso jurídico, temos que ser verdadeiros rábulas.
Porque lidamos diretamente com criminosos e infratores e pessoas de bem, não posso deixar de ressalvar que devemos ser imparciais e impessoais no momento em que vamos atender uma ocorrência. Mais em virtude de não termos acompanhamento profissional ou seja pisicológico, muita das vezes somos arbitrários, mais não porque queremos, mas sim porque nos envolvemos na ocorrência, haja vista subtrairmos a insatisfação das vitimas quando não deveria. Pois lidamos diretamente com a vida e a morte, liberdade e privação da mesma, na esfera da segurança pública, não podemos errar jamais. Por isso eu digo, companheiro: devemos ser muito profissionais no que fazemos, pois divergimos completamente da gratidão da sociedade e que o policial perto incomoda e longe faz falta. Mais amo o que sou e faço.
Cb Paulo
Não pertenço ao quadro de polícia de MG, mas o que for necessário pra dar uma dica sobre segurança vou tentar dar.
ResponderExcluirEstamos esperando suas dicas. O espaço está aberto. Cordiais saudações.
ResponderExcluirCaros leitores, se eu puder ajudá-los com algum artigo, estarei à disposição e posteriormente postarei algo sobre Técnicas e Táticas policiais. só vou esperar sinalização do blog, para ver qual o assunto a ser abordado, espero poder contribuir tirando dúvidas. Lembrando que Treinar Treinar e necessário, uma questão de sobrevivência.
ResponderExcluirSenhor Sargento Félix, o espaço está aberto. Meu e-mail é ricardotextos@gmail.com. Mande o artigo sobre o assunto que o senhor escolher que ele será publicado.
ResponderExcluirRespeitosamente,
José Ricardo Supérbi Monteiro, 3º Sgt PM, Administrador do Universo Policial.
Era só que faltva no blog, participei de alguns treinamento com o sr. sgt Félix, no primeiro contato achei que era puro embuste, mas depois o Sgt demonstrou conhecimento e uma didática moderna, apesar de eu ser P.fem, gostaria de participar desses treinamentos outras vezes, ele e um ícone no Btl.
ResponderExcluirCaros amigos, saudações.
ResponderExcluirA cada dia que abro minha caixa de e-mail, encontro sempre algo de importante, como por exemplo, esta matéria. É raro nos dias atuais encontramos pessoas que se preocupam com o bom desempenho de suas atividades e, principalmente quando se fala do trabalho policial que hoje, infelizmente, a mídia trata de maneira sensacionalista e irresponásvel não só denegrindo a imagem de uma respeitada Instituição como também a imagem do ser humano, chefe de família e responsável pela segurança da sociedade. São os "anjos da guarda" que, enquanto o cidadão dorme, ele está lá, na madrugada inteira em seu patrulhamento ostensivo, zelando pela paz! Porque a mídia se preocupa (e parece até fazer questão) de colocar os policiais em "cheque mate" perante a sociedade?
Estaremos aqui em São João Nepomuceno prontos para auxiliar no que for necessário. E que Deus abençoe a cada um de nós. Forte abraço, Walter de Moura Vogt (1º Ten R/Rm) - Presidente do CONSEP.
Desculpe não encontrei o local correto por isso o faço aqui. A poucos dias atraz recebi um e-mail com PMs que supostamente seriam da cidade de Cachoeira de Minas-MG, sendo agredidos não posso dizer que covardemente pois um único indivíduo agrediu a dois policiais de maneira que quando eu o assisti cheguei a passar mal, por misto de sentimentos como raiva, indignação, revolta, ...
ResponderExcluirNão entendi o motivo pelo qual mos militares foram passivos com o fato, chegando ao ponto do indivíduo desarmar um deles e enquanto um apanhava o outro só andava ao redor do irmão de farda e do agressor, sem tomar qualquer atitude, foi terrivel ver aquilo.
Talvez o fato já enha sido comentado aqui mas eu não vi nada a respeito, e se foi gostaria que me fosse enviado tal conteúdo pois gostaria de entender o que realmente aconteceu pois tal fato fez-me sentir extremamente envergonhado e triste. Não sei mas preferi acreditar que o video tenha sido editado pois o que vi tomara que nunca aconteceda com a guarnição que eu estiver trabalhando ou qualquer outra de nossa gloriósa PM.
Já fizemos uma postagem sobre o vídeo. Leia:
ResponderExcluir* Vídeo dos policiais sendo agredidos: o que temos a aprender?
Oh policialzinho injuriado. A culpa de ser burro e não ter estudado é somente sua e não dos civis.
ResponderExcluir